Existem doenças silenciosas que podem passar despercebidas e causar  danos terríveis à saúde. A hipertensão é uma delas. Seus sintomas são tão singelos que muitas vezes, a pessoa é hipertensa e nem sequer imagina.  Dor de cabeça, tontura, enjoos, falta de ar e sangramentos nasais são um dos sintomas que podem levar o hipertenso a problemas como acidente vascular encefálico, entre outras doenças do coração.

Uma doença perigosa que atinge cerca de 20% da população adulta e que pode ser resultado de fatores genéticos ou ainda de uma dieta com altos teores de sódio, associada à obesidade, falta de exercícios físicos, estresse, entre outros fatores.  Adotar hábitos saudáveis, escolher alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais e evitar excessos pode fazer a diferença. Boa alimentação associada à atividades físicas é a combinação perfeita para uma vida melhor e com mais qualidades. Mas se você é hipertenso, busque orientação médica e saiba como pode incluir estes hábitos de forma eficaz no seu dia a dia.

Atividade Física é um dos  melhores remédios

Profissionais da saúde afirmam que a tendência para o tratamento de alguns hipertensos, em especial os que estão em uma fase leve da doença, tem sido receitar atividade física, sendo verificado cada caso individualmente por uma profissional médico antes da indicação. Isso porque o exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas no organismo, em especial, no sistema cardiovascular. O exercício passa a potencializar o efeito dos remédios e tráz inúmeros benefícios para a saúde.

Atenção
Hipertensos na academia somente com orientação e acompanhamento médico, para que seja acompanhada a evolução da pressão e frequência cardíaca antes e depois do treino. Por isso, nada de começar a malhar sem antes fazer um check-up com seu médico.

Sob Controle

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores de admitidos para pressão arterial são:

Pressão ótima:  120 x 80 mmHg

Pressão em alerta: 140 x 90 mmgHg – merecem controle e atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *