Dando continuidade à campanha de responsabilidade social criada em 2010 pela Pepsi, em parceria com a organização Operação Sorriso, a Rapp Brasil – agência de comunicação digital e direta, especializada em marketing de relacionamento – coloca no Facebook a nova edição da ação que vai beneficiar centenas de crianças em diversos países da América Latina.
A entidade sem fins lucrativos que atua em 60 países, incluindo treze na América Latina e promove cirurgias para correção de fenda palatina em crianças carentes, ganha uma área especial no Facebook da marca http://www.facebook.com/PepsiBrasilpara divulgar a ação para o público de uma maneira inovadora e criativa.
Na página, haverá um aplicativo de áudio que disponibilizará cinco tipos de risadas de crianças. Toda vez que uma pessoa apertar a tecla “play” para escutar um dos áudios, a Pepsi vai doar US$ 0,50. Os usuários também poderão fazer o download das risadas e usá-las como ringtones ou repassar para amigos e familiares. Será possível também incluir os áudios nos próprios perfis do Facebook, de forma que haja uma interação e compartilhamento da campanha nas redes sociais.
Nesse mesmo ambiente, haverá fotografias das crianças-símbolo da entidade em preto e branco, divididas em pequenos quadrados. Cada vez que uma pessoa ouvir uma das risadas, um desses quadrados ficará colorido. O site terá um contador automático que mostrará a progressão da quantidade de dólares arrecadada até chegar à marca de US$ 100 mil.
As pessoas também poderão enviar mensagens de apoio aos seus seguidores pelo Twitter da Pepsi, por meio da hashtag #os_pepsi. Quem quiser fazer doações adicionais pode acessar o site da Fundação Operação Sorriso www.operationsmile.org.
De acordo com Mauro Letizia, VP de Criação Digital da Rapp Brasil, a campanha ganha uma dimensão mais ampla com o Facebook, já que a intenção é engajar o maior número de pessoas na causa. “Queremos gerar uma mobilização no ambiente online para criar uma corrente do bem em torno da necessidade dessas crianças”, afirma.