Dormir bem faz toda a diferença

Quantas vezes não falamos que queríamos um dia que durasse mais do que 24 horas? E quem nunca ouviu aquela piadinha “E o que você faz da meia-noite às 6h da manhã?” quando fala que está sem tempo?

Quando a cabeça encosta no travesseiro, todas as preocupações, angústias, pensamentos e ideias vêm à tona e aquele sono que você estava sentindo antes desaparece. A falta de sono afeta tanta gente, que já vem sendo chamada de epidemia em alguns lugares.
Especialistas são unânimes em afirmar que dormir bem e na quantidade certa de horas que o nosso corpo ‘pede’ é essencial para a qualidade de vida. É como beber, no mínimo, dois litros de água por dia e usar filtro solar todos os dias: básico. E claro que a gente acaba percebendo isso no dia a dia. Eu, por exemplo, se tenho uma noite de sono ruim, acaba afetando no meu dia, porque a produtividade cai e o cansaço ao longo do dia tomam conta, por mais que tente evitar. Não tem jeito, o sono é essencial, porque o corpo sente os efeitos de uma noite sono bem ou mal dormida.

LEIA MAIS: Lidando com problemas – Aconteça o que acontecer, continue respirando! 

Arianna Huffington, autora do livro Thrive é uma das defensoras de que a chave para o sucesso está no sono. Depois de passar por um momento de exaustão física e mental, que a fez desmaiar, ela percebeu a importância de se dormir bem e como isso influencia nossa vida profissional.

“A maneira de você ser mais produtiva, ter mais inspiração e apreciar melhor a vida é dormir o suficiente.”

Ela, que também é conhecida por ser a fundadora do site The Huffington Post, também atribuiu ao sono a maior sensação de felicidade e tomada de decisões mais inteligentes.

Quantas horas precisamos dormir por noite?

Não há um número fechado de horas. Muito se fala de oito horas por noite, mas há quem defenda que dormir menos é melhor do que isso é melhor do que mais. Gregg Jacobs, especialista do Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts (EUA), afirma que estudos dos últimos dez anos indicam que o nível mais baixo de mortalidade corresponde a sete horas de sono. Seu colega, Frank Cappuccio, professor de medicina cardiovascular e epidemiologia na Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, já fala que deve-se ater ao ideal de seis a oito horas.

Além da quantidade, porém, devemos prestar atenção na qualidade. Há alguns truques que nos ajudam a relaxar como, por exemplo, deixar o quarto escuro. Médicos explicam que a claridade atrapalha na produção de melatonina, hormônio que provoca o sono mais profundo.

O que fazer para ter uma boa noite de sono no inverno?

A gente selecionou algumas dicas de como ter uma boa noite de sono:


– Cuide da sua alimentação pré-sono: antes de dormir, evite comer alimentos de difícil digestão ou fazer refeições com porções muito grandes.
– Evitar bebidas ou alimentos muito energéticos, tais como cafés, alguns chás e refrigerantes. Mas também não é recomendado dormir com sono. Um chá de camomila cai muito bem.
– Sinta-se confortável: usar roupas confortáveis, ter um travesseiro apropriado, um ambiente limpo e livre de ruídos ajuda muito na qualidade do sono. Há quem fale que a posição também é importante para evitar dores musculares ao acordar. Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas e outro na cabeça é a mais indicada.

– Temperatura: no frio muitas pessoas têm um pouco de dificuldade em pegar no sono, porque o corpo demora muito para esquentar com as temperaturas mais baixas. Se o frio apertar, o ar-condicionado Inverter V da LG aquece o ambiente e o deixa mais aconchegante. Função ar quente <3
– Pouca luz: a claridade atrapalha na produção de melatonina, hormônio que provoca o sono mais profundo.
-Tecnologia: se você é uma pessoa muito conectada à internet, a dica é se desconectar antes de dormir. Compre um despertador analógico para evitar a desculpa de que seu celular precisa ficar ligado para acordar. Além de diminuir a ansiedade de ver se há mensagens ou e-mails novos, ainda ajuda a economizar bateria.

Ai, que soninho! O último apaga a luz! 😉

Sleep_woman

LG-arterapia-selo

LG Brasil apresenta o canal “Pratique Arterapia”, um espaço aqui no Plano Feminino com experiências, entrevistas e dicas para te inspirar e ajudar a tornar sua casa um espaço com novos significados para a mulher, um espaço prazeroso para curtir e relaxar.

“Pratique Arterapia” é apresentado por LG Brasil e a linha Inverter de ar-condicionado. Os aparelhos da linha Inverter V da LG economizam até 60%* de energia se comparado aos aparelhos convencionais. O exclusivo filtro 3M tem a função Ioncare, que elimina 99% dos vírus e bactérias presentes no ar, além do sistema de ionização que ajuda a hidratar a pele.

Pratique Arterapia com a gente!

*Economia obtida em testes realizados pela LG comparando o modelo Inverter V com um modelo não Inverter.

Naiara Bertão

Naiara Bertão é jornalista de formação e inquieta de nascença. Escreve sobre economia para a revista EXAME e, nas horas vagas, se divide entre trabalhos voluntários, corridas de rua, cursos, leituras e boas risadas com amigos. Adora estar rodeada por pessoas com alto astral e está em uma constante busca por mais qualidade de vida e a tal Felicidade.