Em 2001, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha realizava um estudo sobre as necessidades das mulheres durante conflitos armados.

Uma das etapas foram as fotografias do artista Nick Danziger, que registrou cenas de sofrimento, desamparo, viúvas, refugiadas, prisioneiras de zonas de guerra e vítimas de estupro nesses ambientes de guerra pelo mundo.

As imagens são de 11 mulheres do Afeganistão, Serra Leoa, Colômbia, Bosnia-Herzegovina, Kosovo, Israel e Palestina.

Uma década depois, Danziger resolveu procurá-las novamente para saber como estavam suas vidas depois de tanto tempo e como estão após tudo o que passaram.

Este novo material, que envolve vídeos também, virou a exposição “Eleven Women Facing War” (Onze Mulheres enfrentando a guerra) em cartaz no War Museum, em Londres.

As fotos mostram a realidade dessas mulheres após os impactos da guerra em suas vidas, suas lutas pessoais, sua realidade cotidiana.

Enquanto a vida de algumas se transformou completamente, infleizmente, de outras continua praticamente igual. Mas todas elas são verdadeiras guerreiras, que viram o pior da humanidade e estão vivas e batalhando, mostrando que sim, #TodaMulherTemUmPlano.

Neste link é possível assistir a pequenos vídeos mostrando a história de cada uma das 11 mulheres inspiradoras.

0

CgELJFbCaZSAJurpAAFN7Umwvs007

colombiana-presa

elevenwomenfacingwarfeatured

mariatu-sierra-leone-2000-1

Refugiada-Afeganistao

vitima-de-guerra-em-Serra-Leoa-amamenta-bebe

vitima-de-guerra-em-Serra-Leoa-anos-depois

Zakiya-Gaza-Strip-2001-©Nick-Danziger-and-nbpictures.com_-1024x678

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *