Ter um sonho é algo muito pessoal e, muitas vezes, achamos que sozinhas somos capazes de realizá-los. Mas nem sempre é assim, principalmente no mundo dos negócios… Por isso a importância de construir o networking, ou seja, uma rede de contatos, mas, mais do que isso, uma rede de aliados!

Essa rede são aquelas pessoas que podem te ajudar em alguma etapa do plano e isso pode acontecer de diferentes maneiras. O mais importante é construir uma rede com pessoas que tenham o mesmo propósito que você.

E não podemos confundir com ser interesseiro! Networking é mais do que um jogo de interesses pelo outro, é um jogo de interesses mútuos em que uma pessoa contribui com a outra e cria elos de confiança. Para isso, essas relações devem estar baseadas em confiança, respeito, integridade, admiração e ética.

Como montar seu networking

  • Olhe para o “Quem” do seu plano. Quais são os profissionais que podem te ajudar a alavancar sua carreira?
  • Procure aqueles que estão alinhados com seu propósito e valores;
  • Faça contatos em reuniões, eventos, LinkedIn, e-mail e até no cafézinho;
  • Prepare uma apresentação e seu pitch de venda para mostrar a eles a força do seu trabalho;
  • O que você pode oferecer em troca? Demonstre como essa parceria pode ser benéfica para o outro também – networking é uma via de mão dupla, receba ajuda e ajude sempre que possível!
  • Estabeleça acordos, contratos e escopos de cada parte de forma justa.

Networking em prática

Para começar a construção da rede, selecionamos alguns exercícios simples – mas poderosos – que você já pode aplicar no seu dia a dia.

  • Vamos tomar um café?

Liste 10 pessoas relevantes para a sua carreira que você poderia chamar para um café e contar seus planos. Nem todo mundo que você fizer contato irá te responder ou ter disponibilidade, e tá tudo bem! O mundo corporativo é mesmo muito corrido.

  • Esteja presente

Pesquise 3 eventos, grupos ou instituições que você poderia participar para aumentar seu networking.

  • Siga os bons!

Selecione 10 pessoas que sejam referência na sua área para você acompanhar nas redes sociais.

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