Imagina que você está no elevador e entra aquela celebridade que você mais admira na vida – aqui, usaríamos exemplos como Michelle Obama, Beyoncé ou Viola Davis, mas fica livre para você pensar em quem quiser, ok? Essa pessoa te olha e pergunta:

– Oi, tudo bem? Quem é você?

Nossa grande questão é: você saberia responder, assim de imediato e em poucos minutos de duração dessa “viagem” no elevador, quem você é?

Se a resposta for não, precisamos criar o seu elevator pitch, que é exatamente um discurso que dura o tempo de um elevador – de 30 segundos a 2 minutos, no máximo. Mas aqui gostamos de chamar de PITCH DA DEUSA.

O pitch da deusa é parte essencial da sua brand persona – que já falamos recentemente -, pois resume quem você é e o que faz, destacando os principais pontos, de forma que a outra pessoa entenda e admire.

Construindo meu pitch da deusa

A estrutura é simples: passado, presente e futuro, sempre atrelados às forças – lembra da nossa SWOT? É hora de colocar em prática!

Então, resgate seu passado: o que você viveu até aqui, quais foram suas motivações, o que você aprendeu. Sua história é muito importante para contar quem você é hoje!! Não podemos deixar nossas raízes de lado, esquecer de onde viemos e quem nos ajudou nessa jornada.

Analisando o hoje, pense no que você tem feito, quais são suas atribuições, conquistas e, principalmente, o impacto de tudo isso no local em que está. Destaque cases, prêmios, reconhecimentos, números, paixões, habilidades e tudo que mostre a grandeza do que faz.

De olho no futuro, pense: aonde você quer chegar? As nossas ações do presente precisam ter um impacto positivo no futuro, então, sua atuação hoje não pode ser vazia de um propósito, ela precisa estar sendo feita hoje para levar a um destino maior amanhã. Demonstre suas metas, sonhos e a determinação para fazer acontecer! Apresente os planos que têm no papel e como pretende fazer com que virem realidade!

Mas lembre-se: tudo isso precisa ser construído em um discurso rápido e conciso. Foque apenas no que é mais relevante e que irá te destacar. Use palavras potentes e faça construção de frases impactantes, que traduzam suas paixões.

E se tiver algum aspecto negativo? Não tem problema, coloque isso de forma propositiva. Por exemplo, se você está fora do mercado de trabalho, mencione o que tem feito nesse tempo para se atualizar e desenvolver suas habilidades, ressalte as conquistas que teve em outras experiências e se coloque disposta ao novo. A forma como o receptor irá receber a mensagem, depende de como você diz. Mas sem inventar ou exagerar algo que não consiga sustentar depois, hein?

Com seu discurso feito, pratique! Fique na frente do espelho e vá repetindo, chame as amigas e treine com elas. Deixe seu pitch na ponta da língua, pronto para qualquer situação e qualquer pessoa que aparecer no seu caminho.

Saber dizer quem você da forma correta pode abrir portas inimagináveis e fazer seus planos se potencializarem ainda mais! E não se sinta mal em falar bem de você mesma, para ser a mulher poderosa que deseja ser, é preciso colocar a cara no sol, sabe como? Então, olhe para si e mostre ao mundo a deusa que você é!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *