O Plano Feminino entrevistou Tatiana Roncaglia Dias, especialista em Dentística Restauradora e Estética, que nos conta algumas novidades na área de dentística, além de falar sobre a forma correta de cuidar bem da sua saúde bucal.

Sabemos que existem algumas inovações na área de dentística, uma delas é um “motorzinho” sem barulho, para tratamentos odontológicos. Como funciona este aparelho?
A novidade é que ao invés da turbina convencional e brocas comuns se utiliza o aparelho de ultrassom e brocas de diamante puro CVD (Chemical Vapor Deposition). As pontas (brocas) CVD são de diamante puro. As tradicionais são compostas por uma haste onde fragmentos de diamante são colados e funcionam cortando o dente quando giram em altas velocidades. No caso do diamante CVD a partir de uma haste cresce um diamante artificial em forma de broca que quando acoplado ao ultrassom só vibra sobre o dente e o barulho é muito pequeno.
 
Qual o melhor tratamento para melhorar a cor dos dentes?
O principal é o clareamento dental, mas, dependendo do caso pode ser feito restaurações e facetas de resina composta ou porcelana e próteses fixas. O clareamento pode ser feito em casa: é o clareamento caseiro, ou no consultório usando laser ou luz halógena.
 
Qual a diferença entre o clareamento caseiro e o a laser?
Para fazer o clareamento em casa, a pessoa usa um aparelho de acrílico transparente por 2 horas, todo dia, durante 14 a 30 dias, com revisões semanais de 10 minutos no consultório. Para o clareamento com laser ou luz, são necessárias em média três sessões de aproximadamente duas horas cada no consultório, uma vez por semana, por três semanas. Depois o paciente faz mais uma semana de clareamento caseiro com o aparelho.
 
Quanto tempo dura o clareamento?
Em média dura 3 anos, mas depende muito do tipo de alimentação e higiene do paciente. Por exemplo, o paciente que toma muito café, chá preto e refrigerantes em geral volta a cor original mais rápido.
 
Para a pessoa que usa prótese, é possível fazer clareamento?
Nem as restaurações, nem as próteses clareiam, portanto após o clareamento todas devem ser substituídas o mais rápido possível.
 
A pessoa que tem restaurações escuras pode voltar a ter dentes brancos?
 
Pode com facilidade. Hoje em dia existem as restaurações estéticas que podem ser feitas de resina composta e porcelana que são da cor do dente natural.
 
Existe diferença entre as restaurações de resina e de porcelana se as duas são da cor do dente?
Existe sim. Com o passar do tempo as resinas mudam de cor, mancham, se desgastam com mais facilidade se expostas às forças mastigatórias quando são usadas nos dentes de trás. Com a porcelana isso não acontece: as porcelanas não mudam de cor, n&atilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *