Ontem, dia 07, aconteceu um dos eventos de premiação mais esperados do ano, o Globo de Ouro e a gente já tava aqui na expectativa pelo que ia acontecer por lá. A homenageada da noite, foi a apresentadora Oprah Winfrey, que recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra e fez um discurso poderoso, citando, inclusive, que ela é a primeira mulher negra a receber este prêmio. Além disso ela falou também sobre a influência de Sidney Poitier, que foi o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de Melhor ator, em 1963, pelo filme Uma voz nas sombras.

Eu entrevistei e interpretei pessoas que passaram por algumas das coisas mais feias que a vida pode jogar em você, mas a qualidade única que todas elas parecem compartilhar é a habilidade de manter a esperança por uma manhã mais brilhante, mesmo durante nossas noites mais escuras” foi uma das falas de Oprah.

 

 

Oprah ainda acrescentou: “Então, eu quero que todas as garotas assistindo aqui, agora, que saibam que um novo dia está no horizonte. E que quando este novo dia finalmente chegar, será por causa de muitas mulheres magníficas, (…) e alguns homens fenomenais, lutando duro para ter certeza de que elas se tornem as líderes que nos levem a um tempo em que ninguém jamais tenha de dizer ‘Eu também’ novamente”, ela se referia à campanha com a hashtag #metoo que motivava mulheres a falar sobre abusos já sofridos no Twitter.

E como a Oprah é uma mulher incrível de verdade, seu discurso incrível, cheio de falas poderosas não parou por aí, ela ainda falou sobre a Time’s Up, que é um fundo que já arrecadou milhões pra oferecer apoio a vítimas, homens e mulheres, que ja sofreram assédio, abuso ou agressão no trabalho. Mais de 300 executivas da indústria do entretenimento como roteiristas, agentes e diretoras fazem parte deste movimento, na luta contra os assédios em Hollywood.

 

 

Pra encerrar com chave de ouro, ela ainda prestou uma homenagem a Recy Taylor que, em 1944 foi sequestrada e estuprada por seis homens brancos quando voltava da igreja. Pessoas fizeram protestos na época pedindo por justiça, mas nada foi feito, não houve nenhuma condenação aos culpados pelo crime, reforçando o fato de que por muito tempo as mulheres não foram ouvidas, as pessoas não davam crédito à fala de uma mulher e o quanto isso prejudicou toda uma sociedade. Recy, faleceu recentemente, em dezembro de 2017, aos 97 anos.

“Por muito tempo, mulheres não foram ouvidas e foram desacreditadas. Ela [Recy] viveu, como muitas de nós vivemos, muito tempo em uma cultura destroçada por homens brutalmente poderosos. Por muito tempo, as mulheres não foram ouvidas e foram desacreditadas se elas ousassem falar a verdade diante do poder daqueles homens. Mas o tempo deles acabou.”

A homenagem à Oprah foi mais que merecida e seu discurso é uma lição para a nossa e futuras gerações. Como não poderia deixar de ser, ela foi ovacionada durante o prêmio, sendo muito aplaudida a cada pausa no discurso e foi lindo de ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *