Uma das experiências de maior prestígio para um profissional da indústria criativa é ser convidado para ser jurado do Cannes Lions. Todo ano, mais de 300 profissionais de todo o mundo chegam para analisarem os trabalhos que participam do festival.
Cindy Gallop, fundadora e CEO do IfWeRanTheWorld/MakeLoveNotPorn, criadora e presidente do Júri do Cannes Glass Lions.
Segundo reportagem da Adage, 31,5% do júri deste ano é formado por mulheres, sendo que 5 delas serão presidentes de júri, como a brasileira Joanna Monteiro, Vice-presidente de criação na FCB Brasil.
Até 2014, apenas vencedores do Cannes Lions podiam ser jurados mas, para diversificar o festival, Cannes flexibilizou a regra trazendo jurados que alcançaram alta distinção nos seus segmentos, como arquitetos, designers de moda e outros.
Serão 16 júris este ano, com 309 jurados de 44 países para debater mais de 40 mil inscritos. Com um número tão grande de participantes, o julgamento começa antes do festival em si. A designer e empresária Ana Couto, também jurada este ano, afirmou em entrevista no seu site: “(…) o papel exige coerência com a curadoria do julgamento para não ficar com caráter pessoal. Participar é rico, principalmente pela discussão do time que está julgando”. Couto destaca também a importância de estar aberta para entender as referências culturais de outros países.
Categorias e processo de julgamento
Este ano serão 19 categorias no Cannes Lions, cada uma com subcategorias: Lions Health, Lions Innovation, Branded Content & Entertainment, Creative Effectiveness, Creative Data, Pharma, Cyber, Direct, Design , Product Design, Film , Film Craft, Glass Lions, Media , Mobile, Outdoor, Press, PR, Promo & Activation, Radio, Titanium & Integrated.
Mas como é o processo de julgamento em si? Em 2012, Leo Xavier foi jurado em Mobile Lions e descreveu o processo para o site Proxxima, que pode ser resumido em 5 passos:
- Pré-julgamento – um mês antes do festival, os jurados recebem um link com login/senha para ver parte dos inscritos e dar nota para um primeiro corte
- Primeira fase de júri em Cannes – As peças que alcançaram a nota mínima passam para a segunda fase, já em Cannes. Os jurados assistem videocases e dão nota. O sistema é eletrônico e individual. Cerca de 10% alcançam nota para o shortlist.
- Shortlist – Aqui começa o verdadeiro júri. Os jurados recebem a lista do shortlist, repassam as peças e, se necessário, reveem os videocases. Começam as discussões e votações. Uma campanha sai da lista de finalistas de 2/3 dos jurados votarem por sua exclusão.
- Definição dos prêmios – com o shortlist fechado, os jurados discutem as campanhas finais e votam sobre quais ouro. Se 2/3 concordam, ela leva. Senão, a pergunta é repetida para prata e bronze. Se não conseguir 2/3 de votação em nenhuma, ela fica apenas como shortlist.
- Grand Prix – Cada categoria elege seu Grand Prix entre as campanhas já escolhidas como ouro. O sistema muda: cada jurado anota e assina um papel com suas três campanhas favoritas e o presidente faz a contagem. Em caso de empate, o presidente do júri pode pedir nova votação ou decidir sozinho.
Lembrando que ouros para campanhas para organizações de caridade ou serviços públicos não são elegíveis para Grand Prix.