Mulher conta como virou designer no Vale do Silício aos 90 anos

Como você se imagina aos 90 anos?

Podemos imaginar o monte de respostas óbvias que se passaram na sua cabeça, mas a história de hoje é para fazer você mudar seus Planos sobre isso.

Barbara Beskind, de 91 anos, mora em uma casa de repouso na Califórnia. Até aí, ainda está bem parecido com o que veio em sua mente, certo?

Mas acontece que ela começou sua carreira no Vale do Silício em 2013, no auge de seus 90 anos.

thumb-128-barbara-beskind-resized

Após assistir a uma entrevista de David Kelley, fundador da Ideo, sobre a importância da diversidade em uma equipe de projetistas, ela enviou uma carta à empresa se oferecendo para trabalhar lá.

“Aos quase 90 anos, estou ansiosa para estar envolvida com outros que compartilham uma paixão por resolver problemas e design inovador”, dizia na carta. Após uma entrevista com Gretchen Addi, sócia da Ideo, que foi visitá-la em sua casa de repouso, na qual ela mostrou os protótipos em que estava trabalhando, ela foi contratada para ser designer.

Suas principais contribuições à empresa são equipamentos voltados para pessoas idosas, e seu primeiro projeto foi uma bengala com partes basculantes.

Em entrevista ao Today, da NBC News, Beskind contou que queria ser uma inventora, mas na época os cursos universitários que ofereciam formações parecidas eram exclusivos para homens.

Foi voluntária durante a Segunda Guerra Mundial, formou-se como terapeuta ocupacional, aprendeu a pintar e escreveu livros ao longo da vida. Entre os anos de 1955 e 1957, trabalhou na cidade de Baumholder, na Alemanha. Na década de 60 até sua aposentadoria, foi professora de estudantes com dificuldades.

Se perguntarmos agora quais seus Planos para seus 90 anos, o leque de opções e ideias ampliaram?

E você? Conhece alguma história inspiradora de mulheres como essa da Barbara Beskind?

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.