Uma baiana arretada, que escolheu SP como sua casa de coração e o lugar para mostrar toda a beleza da sua voz. Essa é a Indy Naíse, cantora e compositora que está bombando na música com uma força e protagonismo incríveis pra inspirar tantas outras mulheres que desejam seguir com sua carreira na música.

Indy começou sua carreira em 2014, quando foi convidada para participar de um festival no Guarujá, litoral de Sampa. Mesmo a música sendo o seu maior plano de vida, ela relutou bastante pra aceitar, porque não se achava boa o suficiente. Ela tinha medo porque quando tentou cantar, soltar sua voz em uma brincadeira numa roda de amigos, foi alvo de chacota e, com isso resolveu se fechar.

Mas, pra supresa de todo mundo, ela decidiu aceitar o convite, superou seus medos e descobriu a força que tinha. Como não poderia deixar de ser, ficou em 1º lugar no festival e isso deu forças pra que ela investisse na carreira como cantora. Foi estudar canto popular e depois regência na ETEC de Artes. Além de se descobrir como cantora, mesmo no fundo sabendo que sempre tinha sido uma, resolveu se arriscar como letrista e recentemente venceu outros medos e se permitiu descobrir a Indy que além da letra e poesia também  faz a melodia de suas canções.

Sobre o mercado da música, ela diz que não é fácil para as mulheres porque ainda é dominado por homens, machista e opressor. “Quando falamos de mulheres na música sempre querem nos colocar no lugar da DIVA, não que não sejamos, mas não só isso. Somos para além do lugar de estrelas, somos também mulheres que estudam música, instrumentistas, letristas, poetas, compositoras, produtoras, empresárias. E sempre querem nos resumir e nos colocar numa caixa e num adjetivo único. Como se mulher na música pudesse ser apenas uma coisa. E somos tão plurais! Ainda somos subestimadas. Porém, estamos em um tempo, que não permitimos mais esse tipo de coisa, estamos atuando em parceria, vejo isso numa crescente muito bacana, o que na verdade é algo que outras mulheres já estavam falando e cobrando mas sem a visibilidade que temos agora.”

Importante lembrar que teve quem veio antes e estamos colhendo muitos frutos dessa luta e plantando outros pra no futuro serem também colhidos. É um trabalho de formiguinha, mas aos poucos estamos vendo os resultados e o mérito é todo nosso!

 

 

Como mulher, a Indy diz que o preconceito no cenário musical é bem recorrente. Ela ainda afirma que já subestimaram seus conhecimentos sobre arranjos que ela gostaria que estivessem presentes em suas músicas e que normalmente o músico que executa os arranjos é quem acaba sendo reconhecido. Além disso, é comum não receber os méritos sobre composições feitas por ela em parceria com homens.

Se eu falo que fiz a música junto com fulano o elogio e mérito é sempre dele, já comentaram inclusive no vídeo de uma dessas parcerias que a música era boa porque tinha o dedo do cara, que inclusive amo e admiro, mas é uma parceria! E não acontece uma ou duas vezes, é sempre. Questionam quem compõe minhas musicas e nem cogitam que eu possa ser a compositora. Mas eu sempre procuro me posicionar de maneira firme e rebater esses comentários. Temos que mostrar que é superatrasado e incabível questionar a capacidade de uma mulher. Somos tão incríveis, como não perceberam ainda?

Os planos da Indy são grandes, assim como seu talento. Ela quer ocupar ainda mais espaços na música e ser reconhecida por seu trabalho não só como cantora, mas como compositora e também com as lindas melodias criadas por ela. Alguém duvida que ela vai voar cada vez mais alto?

Para as mulheres que querem ocupar espaços, onde quer que seja, a Indy dá algumas dicas: “Não abaixa a cabeça, mulher! Se falaram que você não consegue, que você não é capaz vai lá e mostra como é que faz! Não é pra provar pra ninguém, e sim pra você mesma que é a única que tem poder sobre seus planos. Não deixe ninguém te subestimar apenas por ser mulher. Você pode ser e fazer o que quiser. Acredite, planeje e ponha em prática. Se inspire em outras mulheres, converse, peça conselhos para aquelas que te motivem a lutar por seus sonhos. Juntas somos mais fortes. Se uma vence, todas vencemos!”

Com essas palavras cheias de poder, aproveite para se inspirar e ir atrás de seus Planos. Nem sempre é fácil, a gente sabe. Mas com muita luta, garra e força de vontade, aos poucos vamos ocupando todos os espaços que são nossos por direito, por merecimento!
Se você tem um plano incrível como o da Indy ou conhece alguma mulher com planos inspiradores, manda pra gente no elatemumplano@planofeminino.com.br que sua história pode aparecer em breve por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *