O marketing tem passado por uma grande revolução nos últimos tempos. Pesquisas recentes nos mostram que houve uma grande transformação no comportamento do consumidor. Os clientes modernos, não são mais induzidos a comprar apenas pelo valor do produto ou pela marca do fabricante. Hoje em dia, eles são capazes de ver os produtos e comparar os benefícios e valores gerados por eles.

Quando o assunto é “consumidor mulher” estamos falando do alvo mais importante da indústria dirigida ao consumidor final. De um modo geral, a mulher se preocupa com o resultado da compra incluindo a melhor relação custo-benefício. Consequentemente, a mulher não analisa apenas o uso imediato do produto que comprou, ela tem uma visão holística dos possíveis desdobramentos daquela compra.

Pensa também em quais outras pessoas supostamente poderão ser beneficiadas com a aquisição, mesmo sendo o produto uma roupa, um cosmético ou material de primeira necessidade. O poder de decisão de compra da mulher vem crescendo de maneira gradativa à medida que elas passaram a ter maior participação no mercado de trabalho e aumentaram seus ganhos individuais.

Graças à participação mais ativa da mulher atuando profissionalmente, elas passaram a se dedicar mais ao preparo profissional, cursando escolas técnicas, universidades e pós-graduação. Além do aumento de escolaridade, surge também a necessidade de sua boa apresentação pessoal para ocupar cargos maiores o qual se traduz em melhores salários, com isso, a decisão de compra dos produtos de consumo diário, passou a ser predominantemente das mulheres.

Hoje, além de quase metade dos lares serem dirigidos por mulheres, o que antes era decidido quase que exclusivamente pelos homens, como o carro ou imóvel, tem grande participação das mulheres. De um modo geral, pela natureza da mulher, elas são grandes compradoras devido à atenção e habilidade em visualizar no produto a praticidade e a relação do seu custo com o acréscimo que ele pode favorecer.

Em entrevista com Walter Longo, que é empresário, publicitário, palestrante e atualmente mentor de estratégias e inovação do Grupo Newcomm – holding formada pela associação de Roberto Justus e Grupo WPP e vice presidente da Yang & Rubicam e sua grande contribuição como membro de vários conselhos de empresas de telecomunicações, articulista de múltiplas publicações é também autor, entre outros, do seu mais recente Best Seller "O Marketing na Era do Nexo".

Walter ficou popularmente conhecido por ser o conselheiro de Roberto Justus quando apresentava o reality show “O Aprendiz”. É reconhecido como um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil. Modelo brasileiro de empreendedor da internet, paralelamente as suas funções, participa de varias empresas da era digital. Na internet, ainda encontra tempo para ser “blogueiro” sempre trazendo novidades nos seus posts, em uma das maiores redes sociais, o Twitter. Ele nos dá sua opinião a respeito do poder de compra da mulher no mercado, também sua participa&cc

One thought on “Entrevista com Walter Longo

  1. Moacir Silva says:

    Um excelente artigo!
    Walter Longo está mesmo se tranformando no decano do mundo da estratégia e da inovação neste século XXI; é um especialista no que faz. Quando o assunto é publicidade na nova era digital então, nem há nem o que falar – os seus posts são record de acesso e elogio.

    Att,

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