Nos últimos dias parei para selecionar algumas leituras que mostrem de diferentes aspectos, como a gente pode evoluir em nossa  carreira, sem deixar de lado nossa personalidade. Eu sempre acreditei que não precisava perder minha feminilidade, que meu jeito menos “chefona” e mais “parceira” poderiam sim, me fazer alcançar cargos e responsabilidades importantes no mercado. É tudo uma questão de pulso, autoestima, estratégia e percepção. Nem vou falar de capacitação porque é óbvio que para evoluir é preciso uma qualificação à altura, certo? Mas encontrei nestes livros exatamente o que procurava: precisamos aprender a valorizar o que em nós é mais latente e transformar isso em estratégia. Não adianta se fantasiar de algo que não somos e quando entendemos isso, o jogo dos negócios fica mais claro e assertivo.

Vale a pena a leitura de cada um destes livros para você formar sua percepção sobre si mesma.

clube do bolinha

Seduzindo o Clube do Bolinha

A publicitária Nina DiSesa – eleita pela revista Fortune um das cinquenta mulheres mais poderosas do mundo dos negócios –  faz a gente dar boas gargalhadas com suas histórias e aprender com suas experiências, domando agendas pesadas de jobs e equipes altamente vaidosas –  em sua maioria masculina. Ela mostra o quanto somos românticas em nossa visão de gestão e trabalho e como isso pode nos impedir de ganhar a promoção e desafio maior no mercado. As dicas de Nina ajudam a amadurecermos a ideia poder e autoestima. Ela nos convida a sair da plateia e dirigir nossa carreira – sem reservas.

trabalhando juntos

Trabalhando Juntos

Escolhi indicar este livro porque eu acredito temos de ter igualdade de oportunidades. Somos diferentes, homens e mulheres nunca serão iguais, mas precisamos aprender a crescer juntos, sem preconceito, mas entendendo como somar nossas diferenças e criar um time vencedor no final das contas. O livro de Barbara Annis e John Gray fala exatamente sobre isso. Mostra nossos pontos fortes e nossas fraquezas e onde podemos chegar se entendermos isso e juntarmos o que temos de melhor. Uma reflexão que vale para o mundo dos negócios e para a vida.

manual da CEO

Manual da CEO

As autoras Sharon Hadary e Laura Henderson, empresárias e executivas bem-sucedidas, ensinam a liderar com personalidade. Muitas vezes a gente chega a um cargo de liderança e imagina que precisa reproduzir o estilo de nosso antigo chefe. Resolve imprimir uma personalidade menos feminina como se isso trouxesse mais respeito e credibilidade. As autoras deste livro mostram caminhos e dá orientações de como é possível liderar com nossas habilidades femininas e usar isso a nosso favor e ganhar no jogo dos negócios.

faca-acontecer

Faça Acontecer

O livro de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, fala sobre a importância da autoconfiança e encoraja as mulheres a acreditarem  em suas ideias e não terem medo de se expor em uma reunião de trabalho, por exemplo. Ela ensina a liderar com pulso firme e personalidade. Além disso, ensina sobre a importância da divisão de tarefas domésticas entre mulheres e homens. O livro encoraja as mulheres a assumirem as rédeas de sua carreira, se cobrando menos e se impondo mais. Exatamente como os executivos fazem. Isso é positivo. A dica é: não se sinta acuada! Aceite um desafio, um elogio. Peça aumento sem reservas, exponha suas ideias em alto e bom som. Quando a gente entende isso dica tudo mais fácil.

osexo

O Sexo Mais Rico

A jornalista Liza Mundy realizou uma pesquisa incrível com milhares de famílias americanas, para entender qual tem sido o papel da mulher nos últimos anos dentro de suas casas. Ela descobriu que a nova geração de mulheres está transformando trabalho, amor e família. A maioria delas são responsáveis por bancar as contas de casa e trocaram de papeis com seus maridos, que passaram a levar os filhos à escola e aos jogos de bola e ballet. Um fenômeno pós-crise e também o resultado por elas estarem em maior número nos bancos da faculdade e terem mais oportunidades no mercado. É uma ótima reflexão para pensar relações e troca de papeis na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *