Surpresa e curiosa, com a história dos vinhos e sua ligação com diversas culturas, a administradora Cristiane Oliveira começou a frequentar reuniões de apreciadores e estudiosos de vinhos (enófilos) e logo se tornou um deles. “Além das descobertas sobre vinhos e história, pude fazer novas amizades e também encontrar velhos amigos. É um momento de descontração e integração que passamos juntos, após um dia intenso de trabalho”, afirma.
O Plano Feminino pegou algumas dicas sobre degustação de vinhos entre outras curiosidades. Acompanhe:
Como degustar um vinho?
– Utilize uma taça apropriada.
– Segure a taça com os dedos, indicador e polegar
– Incline a taça e inicie a análise do vinho
– A observação da bebida deve ser realizada de preferência sob luz natural.
– A taça deve conter cerca de 1/3 de sua capacidade total
Atente-se aos aspectos visuais da bebida:
– Intensidade da cor
– Quanto mais escuro, mais extrato e mais corpo o vinho terá.
– Coloração da bebida:
– Vinhos Brancos: Amarelo palha, esverdeado, amarelo ouro, âmbar.
– Vinhos Tintos: Púrpura, Rubi, Granada, Tijolo, Âmbar.
– Quanto mais novos os vinhos, eles se aproximam da colorações mais claras e quanto mais velhos, se aproximam da coloração âmbar (com raríssimas exceções).
Identifique o teor de álcool e viscosidade da bebida:
Gire a taça lentamente, rodando os pulsos. Pare e aguarde o vinho voltar para a parte inferior da taça. Formará na parede da taça uma fina película de líquido transparente caindo em velocidade variável. Quanto mais abundantes e finas forem às lágrimas, maior teor de álcool e viscosidade terá o vinho e o contrário também é verdadeiro.
Como definir um bom vinho?
Um bom vinho é aquele que consegue um equilíbrio entre o álcool, a acidez , aromas e gostos residuais (açúcares, extrato ou corpo do vinho), quanto mais persistente, melhor o vinho.
O que é enogastronomia?
A enogastronomia é a compatibilização entre comida e vinhos. Antes de tudo, devemos deixar claro que esta combinação é uma questão de gosto pessoal, porém, existem alguns ‘casamentos’ consagrados, pois, agradam a maioria das pessoas que experimentam a combinação.
Ex: Carnes vermelhas e caças com vinho tinto – Carnes mais forte com vinho enc