Todo mês a mesma coisa. Aqueles dias que precedem a menstruação são terríveis, parece que nada tem solução, que o mundo vai acabar e que tudo vai dar errado, fora a vontade de chorar e a paciência zero. Estima-se que 30% das mulheres queixam-se de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

É possível minimizar esses sintomas com uma alimentação balanceada e nutritiva. Existem alguns alimentos que podem ajudar bastante nessa fase, que parece não ter fim, mas tem.

Para acabar com a irritabilidade, nervosismo, depressão e as famosas crises de choro, aposte no consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados, sardinha, salmão, vegetais verdes folhosos, tofu, vitamina B6, que é encontrada nas carnes (principalmente a de porco), milho, grãos integrais, batata, aveia e feijão. E para não aumentar ainda mais sua irritabilidade evite café, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola.

Aposte também nas fibras (frutas, legumes e verduras crus e cereais integrais) que ajudam na eliminação das fezes e junto com elas o estrógeno (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM).

E aquela vontade louca de comer doce e principalmente chocolate, o que fazer? Calma, isso acontece pela falta de magnésio nas células, a ausência desse mineral pode atrapalhar o equilíbrio e a absorção de cálcio. O consumo de chocolates ricos em cacau podem ajudar bastante a eliminar essa vontade. Aprecie com muito gosto e moderação.

Evite nessa época os alimentos ricos em sódio (alimentos industrializados, refrigerantes, temperos prontos, enlatados, carnes secas ou salgadas, etc) para evitar aquela sensação de “inchaço”, os famosos edemas, evitando assim a retenção de líquidos corporais. Aumente o consumo de alimentos ricos em água, que são diuréticos, como a melancia, melão, morango, alcachofra, chuchu, entre outros.

O ideal é consumir estes alimentos sempre, mas iniciar o consumo de 10 a 15 dias da menstruação pode ajudar bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *