Chegou o tão esperado momento de embarcar. Tudo foi planejado desde a saída para o aeroporto até os passeios pelo destino escolhido, além da aquisição do seguro viagem pra ficar mais tranquila.

Depois de contratar o seguro viagem, o primeiro passo é receber todas as formas de contato para solicitar assistência durante o passeio e deixá-las sempre em lugares de fácil acesso. Veja oito situações em que você pode acionar o seguro viagem e ter a assistência que você precisa.

1. Gastos por atraso ou cancelamento de voo
Imagina você chegar ao aeroporto, procurar o guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado por conta de questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar. Bom, aí é só respirar fundo e guardar todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.

2. Extravio de bagagem
Depois de um voo cansativo, você quer morrer se chegar na esteira e não ver suas malas. Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, fica tranquila. É só falar com a empresa sobre a perda da bagagem e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.

3. Necessidade de assistência médica
Caso o passageiro precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a empresa do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, vai te encaminhar aos prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Mas, se isso acontecer, você pode solicitar o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.

 

 

4. Assistência odontológica
Imprevistos podem acontecer em qualquer lugar. Então pensa que você tá lá degustando uma iguaria local e sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.

5. Acidente durante prática de esportes
Vai esquiar nos Alpes suíços ou surfar na Austrália? Então você precisa informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser contratadas. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica: acione a empresa de seguro viagem, com o número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.

6. Furto de equipamentos eletrônicos
Este é um adicional oferecido por algumas empresas de seguro viagem. Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para ter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho. Nesse caso, é preciso ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.

7. Extensão de hospedagem por cancelamento de voo
No último dia, a nevasca toma conta da região e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a cancelamento de voo, que vai cobrir a sua estadia extra por até cinco dias.

8. Garantia de retorno ou regresso antecipado
Também é possível acionar o seu seguro viagem se precisar antecipar a volta. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a mudança das datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.

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